​ *Sabemos o quanto a vida moderna é corrida, como se estivéssemos, independente da idade, numa luta contra o tempo. Mas, apesar disso, precisamos sim de um momento de relaxamento, aquele que você simplesmente pára e não faz nada! Nenhum plano, nenhuma atividade, nenhuma reflexão... nada. O completo ócio é necessário para seu corpo e mente respirarem, relaxarem e se revigorarem.
*Seja você mesmo! Tentar ser o que não é ou não se aceitar, costuma ser bastante desagradável.
*Seja seu melhor amigo. A nossa mente pode sabotar nossos planos sem que percebamos.
*Não reclame tanto. Segundo a filosofia budista “A lamentação apaga a boa sorte”.
​
*Tente ver uma situação por outro ângulo. Se estamos andando em círculos, é porque a resposta para nosso problema não está certa. Não insista no erro.
​
*Seja mais positivo, ainda que as circunstâncias não estejam tão favoráveis. Há sempre uma saída para tudo.
​
*Transforme veneno em remédio. Pegue aquele obstáculo e tire algum proveito dele. São nas horas difíceis que tiramos os maiores aprendizados.
*Não critique tanto. Pois, além de ser uma atitude algo grosseira, não acrescenta em nada, pelo contrário, somente gera desgastes desnecessários.
*Abrace mais, sorria mais, ame mais.
​
*Veja alegria nas pequenas coisas. Saborear um café fresco, estar na presença de pessoas queridas, contemplar um céu estrelado, fazem bem ao coração.
*Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. A desorganização e o acúmulo de tarefas geram momentos de irritabilidade.
*Separe um momento da semana para estar em contato com a natureza. É importantíssimo para recarregar as energias.
​
*Seja grato. Os deuses sempre abraçam as pessoas com gratidão no coração.
​
Autoria: Hidden Garden
DICAS PARA FICAR ZEN
Muitos associam a palavra zen à uma ideia de alguém calmo e passivo, não importando o quão ruim possa ser uma situação. Porém, apesar de zen ser um estado de tranquilidade diante das circunstâncias, esse modo de viver não é nada passivo. Pelo contrário, ser zen é ter uma postura ativa e desperta perante a vida, é um estar atento sobre si mesmo e aquilo que o rodeia.
Por que nos estressamos? Porque muitas vezes agimos no automático, sem refletir muito sobre as consequências dos nossos atos, nos colocando em uma situação desgastante e, algumas vezes, de árdua resolução. Ser zen é viver de maneira consciente, um conjunto de hábitos que atuam diretamente no nosso equilíbrio e felicidade, é um estar atento perante as atitudes mais simples até a resolução de problemas.
Abaixo citarei algumas dicas para te ajudar evitar estresses, vivendo de uma maneira mais zen:
*Não tente provar nada para ninguém. Viver sobre o tentar provar ou mesmo de ser aceito, pode ser bastante desgastante, pois há um desprendimento de energia para o outro que poderia ser usado para benefício próprio. Volte seu olhar pra si mesmo, pros seus sonhos, comparando o você de ontem com o de hoje. O tentar provar nos leva à competição, e a ser alguém que não somos. Não seja um personagem de si mesmo. Em realidade, todos somos únicos.​
*Viva o agora. Nada gera mais ansiedade que viver preso ao passado ou sofrer por eventos que ainda não aconteceram. Somos responsáveis por nossos atos, porém não somos detentores de total controle sobre os desfechos em nossa vida. O excesso de expectativas gera uma angústia que é completamente prejudicial ao presente que é, justamente, porque o hoje é o que você possui.
